sábado, 16 de outubro de 2010

Olá galera!!!!
Como eu havia prometido, fiz a pesquisa sobre Sambaqui da Beirada e encontrei algo muito interessante.Irei publicá-la e espero que você se encante com ela tanto quanto eu.

SAQUAREMA GUARDA TESOURO DE QUATRO MIL ANOS

Sítios arqueológicos escondem, em meio a conchas, vestígios de antigos grupos.
E a luta para manter sambaquis esbarra no abandono.

Depois que o pescador Manoel Venceslau, o Juca, encontrou em 1975, ossadas humanas no meio de conchas do mar, na mata primitiva da Beirada, vilarejo de Saquarema, habitantes do lugar passaram a chamar o lugar de Cemitério dos Índios - como ainda é conhecido. Mal sabem, no entanto, que de índio não se achou mais do que cerâmicas. E que o cemitério, na verdade, é um dos mais importantes sítios arqueológicos do país.

Pesquisas Dos Departamentos de Arqueologia e Antropologia do Museu Nacional, da UFRJ, revelam que os 38 esqueletos encontrados ali são de seres pré-históricos que viveram há pelo menos 4.520 anos. Ou seja, eles coletavam frutos e moluscos, caçavam e praticavam rituais que indicavam a crença em divindades e na vida após a morte, quatro mil anos antes do Descobrimento.

O Sambaqui da Beirada é o primeiro instalado ao ar livre e aberto ao público no país. Fica a duas horas de carro do Rio e a menos de quinze minutos do centro de Saquarema, no Distrito de Barra Nova. Indo pela Rua da Praia em direção à Jaconé, basta dobrar à direita na rua de barro, em frente ao Quiosque do Manteiga. A Praça do Sambaqui fica no fim da rua. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta à sexta-feira, das 13 h. às 16 h; e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

A Prefeitura de Saquarema, através da secretaria de Educação e Cultura, tem sido grande parceira dos arqueólogos e antropólogos do Museu Nacional, lá sediados. O estudo dos Sambaquis, atualmente, faz parte do currículo de professores e alunos da rede municipal, para que a população local se conscientize da importância e da preservação desse patrimônio nacional.

Essa pesquisa foi feita no site: misteriosnaweb.blogspot.com
Bjos...
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário